O longa Vinil Poeira e Groove”  foi selecionado entre mais de 120 filmes para participar da 10ª edição do In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical. As exibições do filme acontecem em São Paulo nos dias 08/06 (Matilha Cultural), 13/06 (Spcine Olido) e 16/06 (Cinemateca Brasileira).

No início dos anos 2000, com o advento dos novos suportes digitais, o disco de vinil perdeu espaço no mercado fonográfico brasileiro. No entanto, diversas manifestações em todo o País permitiram manter viva a cultura do vinil. O filme, que foi Financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura e feito em coprodução pela Refluxo e Impulso Hub, reúne algumas destas histórias.

Entre os entrevistados estão nomes como Criolo, DJ Tuta, DJ Pedro Paiva, DJ Luiz Valente, DJ Formiga, DJ Sandro Machintal, DJ Niggas, DJ MB Groove, Yoka, DJ Rafa Jazz, Michel Nath, Arthur Joly, Jorge Oliveira, Max B.O, entre outros. Foram quatro anos de captação de imagens em três estados; Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

“Tentei ir a fundo na cultura do vinil, procurei reunir ao máximo nomes e projetos que realmente representem essa diversidade que a cultura dos discos tem. Nesse documentário estão presentes  mais do que personagens, estão ali agentes reais, difusores dessa cultura, pessoas que vivem suas vidas em torno da música e dos discos”, explica Diego Casanovas, diretor do documentário. 

Confira o trailer:

SERVIÇO

08/06 – 18h – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542 – República)

13/06 – 15h – Spcine Olido (Av. São João, 473 – Centro)

16/06 – 20h30 – Cinemateca Brasileira – Área Externa (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

 

Anterior São Paulo oferece programação cultural para quem vai ficar na cidade durante o feriado
Próximo Netflix anuncia animação brasileira de super-heroínas Drag Queens

Nenhum comentário

Deixe uma resposta