A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 13 de março a 20 de maio, a exposição “Tom Zé 80 Anos”, que celebra as oito décadas de vida do cantor e compositor baiano. Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris a exposição traz músicas, fotos, textos com inclusões em braile, vídeos extraídos de diversos documentários e instrumentos inventados pelo artista que ajudam a contar a sua história.

A efervescência musical do baiano também ganha destaque. De “Tom Zé – Grande Liquidação”, primeiro disco autoral lançado em 1968, até “Canções Eróticas de Ninar”, lançado no ano passado, a discografia completa de Tom Zé, reunindo 28 trabalhos completos, estará disponível na exposição. A mostra traz ainda a contribuição textual do escritor Antônio Risério. . O trabalho gráfico-visual é assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição, André Vallias.

É uma celebração dos 80 anos de Tom Zé, focando bastante em sua obra e em seu pensamento musical. Trabalhamos muito em cima das letras mais emblemáticas dele”, explica Vallias, que possui no currículo, entre outros trabalhos, a consagrada exposição “Gil 70 anos”, que passou por Salvador em 2013.

Além de um tropicalista sem igual, sempre original, e um dos artistas mais vanguardistas que temos, Tom Zé é também um amigo há mais de 25 anos. Depois de ter dedicado homenagens a grandes nomes da MPB, me senti na necessidade de também prestar essa reverência a ele, que celebrou recentemente 80 anos de vida. Quero proporcionar essa alegria a ele. Iniciamos essa exposição na Caixa Cultural Bahia, onde Tom Zé nasceu, e conseguimos trazê-la para São Paulo, cidade que ele escolheu para viver”, resume Bete Calligaris sobre a idealização da exposição.

SERVIÇO

TOM ZÉ 80 ANOS

Quando: de 13 de março a 20 de maio (de terça a domingo)

Horário:  das 9h às 19h

Onde: Caixa Cultural São Paulo 

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: livre

*Entrada gratuita

*Acesso para pessoas com deficiência

Foto: André Conti
Foto: André Conti
Foto: Ulisses Dumas
Foto: Ulisses Dumas
Foto: Ulisses Dumas
Foto: Ulisses Dumas
Buzinório / Foto: Divulgação
Buzinório / Foto: Divulgação
Foto: André Conti
Foto: André Conti
Enceroscópio / Foto: Divulgação
Enceroscópio / Foto: Divulgação
Anterior Bloco de Carnaval conscientiza sobre amamentação em público
Próximo Campanha usa Mariana Ximenes para lembrar do desastre de Mariana

Nenhum comentário

Deixe uma resposta