O Projeto ‘Meu Amigo Refugiado’, criado pela ONG Migraflix, promove o encontro de famílias brasileiras com refugiados durante a Páscoa. Por meio do site do projeto, pessoas que moram na região metropolitana de São Paulo poderão convidá-los para confraternizar durante o almoço em celebração da data. Nos anos de 2016 e 2017 a ONG já havia realizado essa ação para celebrar o Natal.

O objetivo é promover vínculos e permitir que os brasileiros conheçam a história desses imigrantes de perto, sua trajetória, cultura, profissão e talentos. Assim, preconceitos são quebrados e novas portas se abrem para que eles consigam fazer parte da nossa sociedade. 

“Com o sucesso das edições anteriores do ‘Meu Amigo Refugiado’ no Natal, decidimos ampliar o projeto para outra data muito tradicional no Brasil e com grande apelo familiar, a Páscoa. Tanto a cristã, quanto a judaica. Em maio, vamos promover encontros durante o Ramadã e assim potencializar ainda mais a troca de culturas e promover o diálogo inter-religioso.” explica Jonatan Berezovsky, Fundador do Migraflix, ONG que trabalha na integração social e econômica de refugiados e imigrantes.

O Brasil tem quase 10 mil refugiados reconhecidos e mais de 35 mil que ainda estão aguardando reconhecimento. E uma das principais dificuldades que esses estrangeiros enfrentam é a de integração, já que encontram diversas barreiras como a língua, cultura e preconceito.

Anterior Museu da Imaginação recebe exposição interativa inspirada em Monet
Próximo Retiro dos Artistas promove bazar com objetos pessoais de Renato Russo

Nenhum comentário

Deixe uma resposta