As jornalistas Gabrielle Albiero e Luiza Aguiar são as autoras do livro “Pangeia – Fragmentos da guerra da Síria no Brasil”. Desenvolvido entre 2015 e 2016, o livro-reportagem retrata a guerra na Síria a partir de relatos de refugiados sírios no Brasil. Para tornar o projeto realidade, as jornalistas criaram um financiamento coletivo na plataforma Catarse.

A ideia da obra é mostrar que os eventos originados pela guerra não se restringem apenas ao seu país de origem, mas ao mundo todo. Assim, o refúgio é colocado como um dos fragmentos da guerra na Síria que está presente no Brasil.

O livro apresenta as perspectivas dos refugiados e traça os contextos históricos e individuais da guerra (ressaltando também a forte influência ocidental sobre os conflitos), os processos legais e psicológicos da imigração e refúgio, o choque entre culturas, as políticas brasileiras de refúgio, o processo de adaptação dos refugiados no Brasil e suas dificuldades, entre outros temas.

Assim, pesquisas históricas e análises geopolíticas se intercalam à narrativa das vidas dos indivíduos, procurando entender como a coletividade interfere nas percepções individuais. O livro é inteiro ilustrado, ao todo, doze ilustradores contribuíram com sua percepção estética do assunto, trazendo uma percepção visual e sensível.

As autoras criaram um financiamento coletivo, na plataforma brasileira Catarse, para fazer a publicação independente da obra. O lançamento está previsto para dezembro, caso a meta de arrecadação seja alcançada.

Anterior Galeria celebra um ano com inauguração de espaço no centro da capital paulista
Próximo OSGEMEOS abrem exposição individual inédita em Nova Iorque

Nenhum comentário

Deixe uma resposta